Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISAURA OLIVIA SOUSA E SILVA

DISCENTE : MARIA ISAURA OLIVIA SOUSA E SILVA
DATA : 18/12/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 01

AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA EM UM SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL/UFRN)

Auditoria de inteligência. Auditoria de ativos informacionais. Gestão da informação e do conhecimento. Serviços de informação sobre medicamentos.

A informação quando aplicada de modo estratégico pode agregar valor e se transformar em inteligência para auxiliar na tomada de decisão, resolução de problemas, desenvolvimento de inovações e obtenção de vantagens. Em um cenário onde todos podem criar, acessar e compartilhar informação e conhecimento, ao passo que o tempo disponível para selecionar, avaliar e utilizá-los de modo pertinente e produtivo se torna cada vez mais escasso, a gestão eficaz desses recursos se configura um desafio de suma importância. Nesse sentido, o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) instalado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) se mostra como uma unidade informacional especializada que visa proporcionar informação de forma objetiva, pertinente e atualizada para apoiar à prática clínica de profissionais da saúde que atuam na instituição. Portando, cabe questionar se o SIM/HUOL contribui efetivamente para a prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar.  Assim, o objetivo geral do estudo é auditar o SIM/HUOL no tocante à sua contribuição para prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Os objetivos específicos almejam: a) verificar o comportamento de busca e uso da informação sobre medicamentos dos profissionais da saúde que atuam no HUOL; b) analisar a percepção dos profissionais da saúde quanto à relevância do SIM/HUOL para suas ações de assistência à saúde; c) analisar o fluxo de informação sobre medicamentos fornecida aos usuários do SIM/HUOL; d) comparar a estrutura e atividades do SIM/HUOL com outras unidades de informação semelhantes;  e) estabelecer um plano de melhoria destinado ao aperfeiçoamento e adequação do SIM/HUOL aos propósitos institucionais. Para alcançar os objetivos do estudo, será aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e avaliação de unidades de inteligência e de informação. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos escolhidos para aplicação junto aos participantes selecionados entre os profissionais da saúde que atuam no HUOL incluem um questionário, análise documental, grupo focal e a técnica de Benchmarking.  O resultado obtido no estudo irá subsidiar o plano com recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, no entorno, e aos usuários a que se destina atender.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES - UnB
Interno - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA

Notícia cadastrada em: 10/12/2018 08:42