AVALIAÇÃO DA ETAPA DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAL INFORMACIONAL NO PROCESSO DE COMPRAS NO SIPAC: UM ESTUDO DE USABILIDADE NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DO CCSA/UFRN
Usabilidade. Compra de material informacional. Gestão de coleções. Sistema de informação. Comportamento informacional. Biblioteca universitária.
O Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
adaptou suas atividades e informatizou seus processos e serviços por meio de sistemas de
informação. O processo de gestão de coleções e, em especial, o processo de compras de
material informacional passou, a partir de 2008, a ocorrer de forma automatizada,
operacionalizado através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
(SIPAC). Sendo ele um sistema de informação gerencial, deve ser desenvolvido com vistas a
atender às necessidades dos usuários, e seguir os princípios de usabilidade. Assim, para que a
participação da comunidade acadêmica se efetive, o que deve ser feito em termos de melhoria
da usabilidade do sistema? E para responder à questão da pesquisa, definiu-se como objetivo
geral avaliar a usabilidade do SIPAC, com ênfase no cadastro de solicitação de compras de
material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas
(CCSA). E como objetivos específicos: compreender o comportamento informacional dos
docentes que utilizam o sistema; identificar as possíveis barreiras de usabilidade durante a
etapa de cadastro de solicitação de compras de material informacional; e, avaliar a satisfação
do usuário em relação à interface e interação com o mesmo. O referencial teórico foi
construído com base na gestão de coleções, na usabilidade e arquitetura da informação e, no
comportamento informacional dos usuários. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo,
descritivo de caso. Utilizou-se a técnica de amostragem não probabilística por conveniência,
aplicada à amostra de 12 docentes. A coleta de dados se deu a partir de três instrumentos: um
questionário, um teste de usabilidade, associado à técnica do protocolo verbal e uma
entrevista semiestruturada. Para a análise, adotou-se a triangulação dos instrumentos e
utilizou-se a estatística básica e a análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os
resultados apontam que os docentes do CCSA possuem bons conhecimentos e habilidades no
uso de computadores e da internet, são sabedores que podem participar do processo de
compras de material informacional da UFRN e têm o Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA) como o sistema mais utilizado por eles. Os docentes
apontam barreiras de usabilidade que não auxiliam na realização da tarefa, sendo elas: a
localização do link de acesso à tela de cadastro, a ausência de informação para realizar o
cadastro de um novo material informacional e também a falta de organização das
informações, a linguagem e a ausência de informações no campo do número de ISBN. Devido
aos docentes nem sempre conseguirem transpor as barreiras de usabilidade e ao tempo
demandado para realizar a tarefa, eles não se sentem satisfeitos com a atividade. Considera-se que, a pouca familiaridade com o SIPAC e as dificuldades percebidas contribuem para a insatisfação dos docentes em relação ao sistema e conduza-os a não participar do processo de compras. Espera-se que o resultado da avaliação da usabilidade possa auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de redesenho do sistema, que o torne mais fácil e intuitivo na realização do cadastro de solicitação de material informacional.