Banca de DEFESA: IARA KATEUCHA FERNANDES DE SOUZA

DISCENTE : IARA KATEUCHA FERNANDES DE SOUZA
DATA : 01/10/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 01

GESTÃO INFORMACIONAL DE UM PROCESSO INTERORGANIZACIONAL ENTRE UMA UNIVERSIDADE E UMA FUNDAÇÃO DE APOIO

Gestão da informação, fluxo informacional, Lei n° 8.958/94, produtos informacionais.

O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como uma universidade federal realiza a gestão informacional do processo de celebração de convênio com a sua fundação de apoio.  Por compreender a gestão da informação como um processo, utilizou-se da metodologia de mapeamento informacional associado com um levantamento minucioso das necessidades informacionais e dos requisitos legais. Admite que a GI pode ser compreendida através de quatro etapas, as necessidades e requisitos informacionais, a busca/aquisição da informação, a forma de distribui-la bem como a compreensão do uso. Numa perspectiva ecológica da informação, adotou-se como base teórica a gestão da informação, o fluxo informacional, a gestão de processos e o ambiente da gestão pública. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma abordagem qualitativa, classificando-se como uma pesquisa de cunho descritivo-exploratório. Estrategicamente fez uso da metodologia de estudo de caso intencional, haja vista que a pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal Rural do Semi-árido. Trata-se de uma pesquisa aplicada, já que os resultados esperados poderão ser utilizados para a melhoria ou implementação de soluções para problemas específicos da instituição. Os resultados alcançados na pesquisa culminaram no desenvolvimento de produtos informacionais com o intuito de melhorar o processo já existente.

Externo à Instituição - AGOSTINHA MAFALDA BARRA DE OLIVEIRA
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO