Banca de DEFESA: TERESINHA PEREIRA DA ROCHA

DISCENTE : TERESINHA PEREIRA DA ROCHA
DATA : 31/08/2018
LOCAL: NEPSA II

FLUXO INFORMACIONAL DO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Estágio não obrigatório. Pedagogia. Gestão da informação. Política da informação. Fluxo de informações.

O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. As informações provenientes desse acompanhamento podem ser aproveitadas para decisões no âmbito do curso. A partir da observação de poucas informações acessíveis na coordenação do curso de Pedagogia presencial com o acompanhamento dessa atividade, pretendeu-se, nesta pesquisa, estabelecer um fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: caracterizar os professores orientadores do estágio não obrigatório, descrever como os professores orientadores realizam as etapas do fluxo de acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar, junto aos sujeitos da pesquisa, elementos de melhoria para o fluxo de informações no contexto de uma política de informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. O método de investigação adotado foi o estruturalista, partindo de um fenômeno existente, que é o acompanhamento do estágio não obrigatório, com a pretensão de construir um modelo a partir de vivências e perspectivas dos próprios sujeitos, possível de ser concretamente aplicável. Os sujeitos do estudo foram professores orientadores do curso de Pedagogia presencial, supervisores de instituições concedentes e alunos com experiência em estágio não obrigatório, definidos por amostragem não probabilística, por conveniência. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevista semiestruturada. Os dados coletados com a realização de 31 entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo, alcançando oito categorias finais. A pesquisa confirmou a necessidade de um novo modelo de fluxo informacional para suprir todas as necessidades de informação dos professores orientadores. Assim, foi elaborada uma proposta de fluxo de informações do acompanhamento do estágio não obrigatório, baseado no modelo de Beal (2004). Sugere-se esse fluxo como parte de uma resolução, inserida, portanto, em um instrumento de Política da Informação, para implantação na coordenação do curso.

Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Interno - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA