Banca de DEFESA: ERICA SIMONY FERNANDES DE MELO GUERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICA SIMONY FERNANDES DE MELO GUERRA
DATA : 06/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE: AVALIAÇÃO DO FLUXO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS INFORMACIONAIS ACESSÍVEIS NA UFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade informacional. Fluxo informacional – Avaliação. Produção de Informação acessível. Discentes com deficiência.


PÁGINAS: 188
RESUMO:

A pesquisa tem o objetivo de avaliar o fluxo informacional do processo de produção informacional acessível do Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN, considerando a opinião da equipe do LA, docentes e discentes com Necessidade Educacionais Específicas atendidos pelo setor. A produção de informação acessível no LA é considerada um processo organizacional e como tal é formado por fluxos informacionais que sustentam e dão vida a todas as atividades do processo. Visto isso, o estudo partiu da premissa que barreiras presentes no fluxo informacional do processo, interferem diretamente na produção da informação acessível, reverberando no não atendimento às necessidades informacionais dos discentes com limitações e/ou dificuldades na leitura impressa, assistidos pelo LA. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório que se caracterizou como um estudo misto, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semi-estruturado, a observação participante e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Os resultados apontaram para o fato do conhecimento do funcionamento do fluxo ter alcançado um grau satisfatório, e detectou o LA e a CAENE como agentes principais de divulgação. Os entraves com maior incidência no fluxo detectados foram relacionados a: fatores intrapessoais, em sua maioria ligados à motivação do indivíduo participante do fluxo; fatores interpessoais relacionados à características do emissor da informação, a má comunicação, ao mau uso das tecnologias e à motivação do indivíduo; e ao tempo de resposta no atendimentos das demandas no fluxo, que não alcançou um nível de excelência. Quanto ao comportamento informacional, foram detectadas as necessidades informacionais dos três atores do fluxo, e estas estavam relacionadas em grande parte à divulgação de datas e prazos, ao encaminhamento de material informacional e á melhor divulgação. Os resultados apontaram para um atendimento das necessidades informacionais com um grau de excelência, onde estas, em sua maioria, sempre foram atendidas. Porém quanto ao nível de satisfação do funcionamento do fluxo foi alcançada em uma escala de grau de satisfação uma nota 6,3. Foram sugeridas algumas recomendações para se sanar os entraves detectados, tais como uma proposta de modificação no módulo docente no SIGAA, uma proposta da criação de um Tutorial eletrônico institucional de produção de informação acessível, e um novo desenho do fluxo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1976579 - BRUNO SANTANA DA SILVA
Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externo à Instituição - IZABEL FRANÇA DE LIMA - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/06/2018 17:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao