Fatores Influenciadores da Satisfação de Gestores e Secretários com o Uso de Relatórios Gerenciais: um estudo em uma Universidade Pública.
Palavras-Chave
Satisfação do Usuário; Avaliação de Sistemas de Informação; Uso da
Informação; Relatórios Contábeis; Extrato Orçamentário.
RESUMO
Essa pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação dos
gestores e secretários com o uso do extrato orçamentário, um dos relatórios emitidos
pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC),
desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A
metodologia utilizada tem abordagem predominantemente quantitativa, por meio de
levantamento de dados. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um
questionário com 34 questões fechadas e uma pergunta aberta. Tendo como base um
modelo teórico de satisfação do usuário de sistemas de informação, e após o pré-teste,
esse instrumento foi aplicado em uma amostra da pesquisa de 79 gestores e
secretários pertencentes aos departamentos acadêmicos localizados no Campus
Central da UFRN, o que corresponde a 48% do universo. A análise dos dados foi feita
por meio de estatísticas descritiva e inferencial, em especial, a análise de componentes
principais e a regressão múltipla. Para a análise do conteúdo das respostas à pergunta
aberta, foi utilizada a nuvem de palavras. Dentre os resultados obtidos, verificou-se
que 30,8% da amostra utilizam o relatório ao menos uma vez por mês e 28,2% nunca
utilizaram o relatório. Foi confirmado que, em sua maioria, os respondentes se
encontram parcialmente satisfeitos com os fatores que influenciam a satisfação. Foi
evidenciado que os fatores que tiveram maior influência sobre a satisfação foram a
facilidade de uso e o formato do relatório. Na análise da nuvem de palavras, duas
sugestões foram mais proeminentes: a solicitação de curso de capacitação e o
incremento de melhorias para minimizar a dificuldade de entendimento das
informações contidas no relatório. Como forma de abranger os pontos críticos do
relatório levantados nessa pesquisa, propõe-se a oferta de um curso de capacitação,
buscando esclarecer os fatores que mais impactam a satisfação do usuário desse
sistema de informação.