Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILMA DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : JAILMA DA SILVA MEDEIROS
DATA : 10/04/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 02

PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO DE ETNOLOGIA DO MUSEU CÂMARA CASCUDO POR MEIO DO SISTEMA ACERVUS/UFRN

Gestão da informação. Gestão de Coleções. Coleção de Etnologia. Museu Câmara Cascudo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sistema Acervus.

Este trabalho consiste numa pesquisa sobre gestão de coleções museológicas. O objetivo é propor um modelo para o gerenciamento da Coleção de Etnologia do Museu Câmara Cascudo utilizando o Sistema Acervus, que foi desenvolvido pela Superintendência de Informática da UFRN. Este sistema possibilita a inclusão de campos conforme a necessidade de cada coleção. Para que a inserção destes campos esteja em consonância com as exigências da Gestão da Informação e os princípios museológicos, está sendo realizada uma análise documental nas legislações, diretrizes e outros sistemas relacionados a esta temática para embasar as escolhas de forma mais assertiva considerando, principalmente, as necessidades informacionais do setor que abriga esta coleção. Como sustentação teórica, foram pesquisados autores que versam sobre Gestão da Informação, sistemas de informação e Gestão de coleções. A aplicação deste trabalho será a adequação do sistema Acervus às demandas do Setor de Etnologia do Museu Câmara Cascudo.

Externo ao Programa - 1616977 - EVERARDO ARAUJO RAMOS
Interno - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO