Banca de DEFESA: PEDRO DA ROCHA SOUZA

DATA : 20/08/2017
LOCAL: Auditório 1 - NEPSA II

GESTÃO DO CONHECIMENTO: análise e proposição de portfólio de ferramentas

Gestão do Conhecimento. Gestão Hospitalar. Ferramentas e Práticas de GC.

O uso de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento produz impactos positivos para competitividade de organizações, assim como, podem contribuir, decisivamente, para que ocorram resultados financeiros favoráveis. Tais ferramentas podem potencializar o desempenho das organizações e melhorar seus resultados das atividades voltadas para Gestão do Conhecimento, demonstrando-se, muitas vezes, como fator crítico de sucesso para que uma organização se destaque no seu ambiente de atuação. Esta pesquisa teve como objetivo geral a análise do portfólio de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento atualmente utilizado na gestão do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Para tanto, foram adotados como objetivos específicos: a identificação e descrição das ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento atualmente empregadas, bem como foi realizada análise quanto à aceitação e uso dessas técnicas, no cotidiano laboral de gestão no HUOL. Por fim, apresentou-se proposição de um portfólio de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento adaptado às necessidades organizacionais da instituição pesquisada. Justifica-se pelo fato de não haver pesquisas nesse sentido, realizadas no âmbito deste hospital universitário, especialmente após as mudanças ocorridas em virtude da adesão à gestão EBSERH. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, com enfoque descritivo no que se refere aos objetivos, sendo adotada a estratégia do estudo de caso. Como método de coleta de dados, no presente estudo foi utilizada entrevista com a alta administração da organização (superintendência, staff, gerentes e chefes de divisão). O roteiro de entrevista foi criado com base no levantamento realizado no referencial teórico, reconhecendo-se as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento mais evidenciadas na literatura contemporânea sobre a temática. No processo de análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo preconizada por Bardin. Constatou-se que a Gestão do Conhecimento não é adotada sob perspectiva gerencial. Algumas ferramentas e práticas gerenciais podem ser consideradas práticas de gestão do conhecimento tais como: sistemas informatizados (MV, SIPAC, AGHU, SIGRH, SIG/EBSERH entre outros), fóruns com apoio de videoconferência, ferramentas para avaliação de competências gerenciais e inteligência empresarial, implícito nas ações de benchmarking. Ainda como resultado, recomenda-se a incorporação de algumas ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento, na consolidação de um portfólio formalmente deliberado para Gestão do Conhecimento dentro do HUOL. As ferramentas e práticas a serem adotadas são as seguintes: repositório institucional, fóruns presenciais do hospital combinados com a prática de lições aprendidas, uso de coaching e mentoring, e por fim o emprego de Gestão Eletrônica de Documentos.

Interno - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAÚJO MARTINS