Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVAN BERNARDO DA COSTA

DISCENTE : GILVAN BERNARDO DA COSTA
DATA : 09/12/2016
LOCAL: NEPSA II - Auditório 1

GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA UFRN: Subsídios para implementação de uma Política de Informação

Política de Informação; Regimes de Informação; Lei de Acesso á Informação; Universidades.

Pretende-se analisar a gestão da informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto aplicação de uma política de informação, a partir de um regime de informação, propondo subsídios para implementação de uma política, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Analisando o problema da gestão da informação no âmbito das instituições públicas, a situação é bastante alarmante e tem sido encaminhada com seriedade pelas instituições brasileiras. Considera-se para tanto a falta de estudos que comprovem a eficácia ou não da LAI, bem como a possível inexistência de políticas de gestão da informação em organizações públicas. Essa pesquisa se dá numa perspectiva qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso exploratório e descritivo; Quanto aos procedimentos técnicos, é também uma pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa serão os gestores envolvidos diretamente com a gestão da informação na instituição, os principais dirigentes da área objeto do estudo e os servidores que executam as atividades diretamente nas unidades pesquisadas. A coleta de dados será realizada no início de 2017, através de entrevistas semi-estruturada e aplicação de um questionário. A pesquisa se dará na UFRN, instituição universitária de caráter público, de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia de regime especial, da administração indireta, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Espera-se que esse estudo possa despertar o interesse da instituição no sentido de fomentar a discussão dessas políticas, oferecendo sugestões aos gestores, através de uma proposta de implementação de uma política, visando obter melhorias no processo de gestão da informação na instituição, bem como contribuir para ampliar o debate, e que novos estudos possam se dar acerca do tema, tão importante para qualquer organização na atualidade.

Interno - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO