Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA DO NASCIMENTO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANA DO NASCIMENTO FERREIRA
DATA : 15/09/2021
LOCAL: Remoto

Leitura crítica de textos de divulgação científica em uma perspectiva freireana

Meios de comunicação; Leitura crítica; Perspectiva freireana; Acrônimo CRITIC.

O presente trabalho investiga o processo de leitura crítica de informações com conteúdo científico sobre alimentos, veiculadas em meios de comunicação no ensino de ciências a partir do instrumento acrônimo CRITIC desenvolvida por Bartz (2002), em contraste com a perspectiva de Paulo Freire sobre a leitura crítica para a formação do cidadão. Na construção, foram aplicadas duas atividades, com alunos/as do ensino médio de nível técnico de alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Currais Novos. A intervenção teve três momentos: antes da leitura (análise de imagens e título), durante a leitura (leitura da notícia completa com auxílio de roteiro fundamentado no acrônimo CRITIC) e após a leitura (leitura de recortes do artigo original que deu origem a notícia). Na busca de implementar características da perspectiva freireana de leitura crítica, utilizamos na aplicação da segunda atividade, texto de divulgação científica propagados na internet, com temática relacionada ao contexto dos alunos/as e à realidade local; e implementamos um 4° momento de reescrita da notícia. Cada momento da atividade, foram seguidos de debate para socialização das ideias e opiniões. Após análise e reflexões destas atividades, sugerimos uma proposta de atividade de leitura crítica à luz do pensamento freireano, substituindo o acrônimo CRITIC pelas questões geradoras, fundamentadas em Freire (2011). Quanto ao uso do acrônimo CRITIC, destacamos sua importância em atividades de leitura crítica, no entanto, em nosso trabalho, identificamos direcionamentos distintos da perspectiva de Paulo Freire em relação aos fundamentos de contexto de mundo do/a estudante e do diálogo, essenciais na pedagogia freireana. Destacamos que a leitura de textos com conteúdo científico divulgados nos meios de comunicação, podem contribuir de forma positiva a formação para a criticidade.

Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - ANDREA FERNANDA REVEL CHION - UBA