Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO
DATA : 25/08/2021
LOCAL: meet.google.com/ikj-mhvb-sdi

UM ESTUDO DA OBRA MATEMÁTICA LÚDICA (EX LUDIS RERUM MATHEMATICARUM) DE LEON BATTISTA ALBERTI (1404 – 1472) SOB A LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

História da Matemática; Matemática Lúdica; Teoria da Objetivação; Formação do professor de Matemática.

O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma investigação envolvendo a obra Matemática Lúdica (Ex ludis Rerum Mathematicarum), escrita provavelmente em 1450, pelo polímata italiano Leon Battista Alberti a pedido do príncipe Meliaduse d’Este da corte de Ferrara na Itália. Partindo desse documento histórico, buscamos, por meio da história da matemática, encontrar caminhos que ajudem os professores de matemática a compreender a natureza histórica, social e cultural da matemática, além de propiciar novas reflexões sobre os conhecimentos matemáticos. Como nossa pesquisa está inserida no âmbito da educação matemática com foco na formação de professores, optamos por adotar, desde o estudo do documento histórico, a Teoria da Objetivação (TO) como referencial teórico e metodológico. A TO é uma teoria educacional da corrente sociocultural, de forte abordagem semiótica, que se concentra nos problemas do ensino e da aprendizagem da matemática e para isso se inspira na dialética de Friedrich Hegel, na filosofia dialético-materialista de Karl Marx e Evald Ilienkov, na escola psicológica histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus colaboradores e na concepção de educação de Paulo Freire. Nesta teoria, a educação matemática não é vista como a busca de métodos pedagógicos eficientes para transmitir o saber matemático aos estudantes.  A TO concebe a educação matemática como uma prática social, cultural, política e histórica que tem por objetivo a “criação” de sujeitos éticos, capazes de refletir criticamente e matematicamente sobre os problemas de sua comunidade e do mundo.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - FUMIKAZU SAITO - PUC - SP
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 000.000.000-00 - LUIS RADFORD - UL