Banca de DEFESA: MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA

DISCENTE : MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA
DATA : 31/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rnf-qyxr-ojc

A ABORDAGEM DE ASPECTOS E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PNLD/2018

Questões sociocientíficas; Ensino de química; Livros didáticos

Considerando que o predomínio da ciência e da tecnologia estão claramente presentes no dia a dia de todo cidadão é necessário relacioná-los a processos investigativos, fazendo uma análise das implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. Associada a essa concepção, que visa formar sujeitos ativos no contexto o qual estão inseridos, desde a década de setenta os currículos de ensino de ciências tem discutido a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da compreensão das relações existentes entre Ciência e Tecnologia, e suas implicações sociais e ambientais. Atrelado ao campo de estudos CTS, emerge a introdução de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências como uma grande aliada na abordagem de temas relacionados a problemáticas atuais, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar diante da questão apresentada, e entender as relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste cenário, essa pesquisa tem como objetivo analisar a presença de Aspectos e QSC nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018. Considerando a importância dessa perspectiva no ensino de química, faz-se necessário discutir a relevância e necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011) para analisar os textos complementares presentes nos livros didáticos analisados, caracterizá-los em relação aos Aspectos Sociocientíficos  e identificar a presença de QSC. Para essa identificação, utilizou-se como critérios as características apontadas por Santos, Almeida e Silva (2018). Além disso, foi utilizado o software Iramuteq como instrumento para analisar as similaridades existentes entre as QSC identificadas, utilizando a ferramenta de análise de similitude. Os resultados obtidos possibilitaram perceber que em termos quantitativos ainda são carentes a presença de QSC nos livros didáticos de química analisados, o qual foram identificadas 30 temáticas sociocientíficas sendo discutidas, dos quais apenas 07 foram classificadas como QSC de acordo com os critérios estabelecidos. Ao analisar os manuais dos professores percebeu-se que em todos eles existem algumas aproximações relacionadas aos pressupostos do movimento CTS, porém na maioria desses materiais não é dada a devida ênfase esse enfoque.  Defende-se que é importante que essas questões sejam contempladas nos manuais dos professores dos livros didáticos, para que assim os professores atentem-se a introdução dessa abordagem em suas práticas pedagógicas, considerando as contribuições que as QSC apresentam para a aprendizagem dos estudantes. Por fim, acredita-se que a divulgação de materiais didáticos contendo essa abordagem e discussão de trabalhos que explorem as diversas possibilidades da inserção de QSC em aulas de química estimulem o interesse dos professores para trabalhar nesta perspectiva, despertando fundamentos para que essas questões estejam mais presentes nos livros didáticos.

Externa à Instituição - BRUNA HERCULANO DA SILVA - UFPE
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN