Banca de DEFESA: JORGE LUIZ FERREIRA RAMINELI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE LUIZ FERREIRA RAMINELI
DATA : 28/05/2021
LOCAL: Videoconferência plataforma meet

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: documentos norteadores e  estratégias docentes

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL.

A gestão de ações que possam promover a sustentabilidade nos diversos setores da sociedade tem sido um dos grandes desafios do mundo contemporâneo, tendo em vista o grau de interferência antrópica na Terra que, por sua vez, tem causado efeitos desastrosos, não apenas ao meio ambiente, mas também nas relações entre as sociedades e destas com o planeta. É essencial pensarmos em estratégias que melhorem a vida das pessoas e da coletividade, buscando amenizar essas relações, muitas vezes polarizadas de produção e consumo, e de injustiças sociais, situações cada vez mais comuns na contemporaneidade. Nesse contexto, a Organização das Nações Unidas – ONU, lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda a ser cumprida até 2030 pelos países signatários. Considerando que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem sinalizando, em seus documentos oficiais, ações para a sustentabilidade e tendo em vista a premissa de que a Educação para a Sustentabilidade (EDS) é o melhor caminho para divulgar os ODS e, com isso, colocar em prática diversas ações sustentáveis de maneira institucionalizada, foi objetivo desta pesquisa caracterizar a identidade formativa das políticas para a práxis pedagógica no que se refere à Educação para a Sustentabilidade (EDS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando compreender como essa temática chega às salas de aulas em cinco desses cursos: Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Nessa direção, são questões que compõem esta tese:  os documentos oficiais da UFRN e as práticas pedagógicas dos docentes dos cursos de formação de professores trazem a sustentabilidades na sua essência? Além disso, os planejamentos dos docentes desses cursos de formação docente tendem para uma prática pedagógica transformadora? Para responder a esses questionamentos, foram analisados os dois últimos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFRN, bem como Resoluções do Conselho de Ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE), na busca de sinalizações que apontem para os ODS e a sustentabilidade. Foram realizadas entrevistas interventivas com 198 discentes e 14 docentes  formadores, presencialmente, durante aulas em 14 componentes curriculares, nos semestres letivos de 2018.1 a 2020.1. Os resultados revelaram que a sustentabilidade é um tema em pauta nos planos de gestão da UFRN há mais de uma década e que os seus documentos oficiais propõem ações em sustentabilidade. Por outro lado, identificamos documentos que necessitarão de adequações para sua coadunação com os ODS. Os alunos avaliaram que as estratégias pedagógicas utilizadas por seus professores favoreceram práticas dialógicas, respeitando as histórias de vida dos educandos, na direção de um ensino verdadeiramente transformador que, ao menos em parte, remete às concepções de Paulo Freire. Em contrapartida, também identificamos que alguns educadores planejaram as suas aulas utilizando-se de estratégias consideradas bancárias, ou seja, que valorizavam excessivamente a memorização. A maioria dos alunos e professores entrevistados não conhecia os ODS, mas, mesmo assim, os educadores e alunos discutiram em suas aulas, temas ligados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o ODS 4 – Educação de Qualidade – o mais trabalhado durante as aulas. Os professores dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia foram os que mais trataram do tema sustentabilidade em suas aulas. O feedback dado pelos professores formadores sobre as entrevistas interventivas realizadas pelo entrevistador permitiu identificar que o ato de planejar para a sustentabilidade não foi generalizado, especialmente porque, aparentemente, os conteúdos das disciplinas pareciam não permitir aproximação com os ODS. Além disso, também verificamos nos relatos da maioria dos professores, que as intervenções realizadas pelo entrevistador, durante a coleta de dados,  interferiram positivamente para o ato de planejar no enfoque da Educação para a Sustentabilidade. Apesar disso, esses relatos também revelaram uma preocupação com a falta de tempo para um planejamento mais adequado, numa perspectiva da sustentabilidade e dos ODS.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ