Banca de QUALIFICAÇÃO: MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA

DISCENTE : MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA
DATA : 03/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/jvm-tbwg-yer

A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PNLD/2018

Questões sociocientíficas, Ensino de química, Livros didáticos.

Considerando que o predomínio da ciência e da tecnologia estão claramente presentes no dia-a-dia de todo cidadão é necessário relacioná-los a processos investigativos, fazendo uma análise das implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. A importância desse processo de abordagem para o ensino de ciências é destacada em documentos oficiais que norteiam as políticas curriculares nacionais, enfatizando que os temas e conteúdos abordados devem favorecer ao aluno a compreensão do mundo e da sociedade em que vive.Neste cenário, estudos têm dado conta que trabalhar com Questões Sociocientíficas em sala de aula é uma grande aliada na abordagem de temas relacionados a problemáticas atuais, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar diante da questão apresentada, e entender as relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dada a importância dessa perspectiva no ensino de química, faz-se necessário discutir a relevância e necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo identificar e analisar como são abordadas as Questões Sociocientíficas nos livros didáticos de Química, aprovados no PNLD/2018. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), e o software Iramuteq, como instrumento de apoio para exploração dos materiais. Os resultados apontam uma carência de Questões Sociocientíficas nos livros didáticos analisados, evidenciando a necessidade de atualização nesses instrumentos.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 12:09