Banca de DEFESA: FERNANDA DANIELE DE SOUSA DOMINGOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DANIELE DE SOUSA DOMINGOS
DATA : 11/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência (https://meet.google.com/qto-rshz-kpq?hs=122&authuser=0)
TÍTULO:

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO PENSAMENTO CIENTÍFICO DE BENJAMIN FRANKLIN: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ELETRICIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

História e Filosofia da Ciência. Gaston Bachelard. Obstáculos Epistemológicos. História da Eletricidade. Benjamin Franklin


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Há décadas, as pesquisas em Ensino de Ciências têm direcionado parte de seus interesses a discussões envolvendo a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências. Nesse terreno de interface, merecem atenção, principalmente, as discussões promovidas por filósofos da ciência que procuraram construir modelos teóricos explicativos a partir da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência. Dentre eles, podemos destacar Gaston Bachelard(1884-1962),epistemólogo francês e filósofo da ciência que propõe analisar a história das ciências e de suas revoluções, como também das démarches do espírito científico, desenvolvendo uma obra com profundas implicações pedagógicas.Um dos conceitos centrais inaugurado pela epistemologia histórica bachelardiana é obstáculo epistemológico, o qual surge inevitavelmente no processo de construção do conhecimento científico que se pretende objetivo.Com base nesse referencial, objetivou-se investigar o aparecimento de alguns obstáculos epistemológicos nos estudos em eletricidade realizados Benjamin Franklin (1706-1790), principalmente nas ideias contidas na obra Experimentos e Observações em Eletricidade, feitos na Filadélfia na América(1769), que foi tomada como base para análises.A partir desse estudo,foi possível reconhecer a presença de obstáculos, dentre eles, o substancialista e o verbal, mencionados por Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico (1938). Nessa direção, sem impor um paralelismo, o conhecimento dos obstáculos epistemológicos “históricos” pode ser útil para a compreensão das concepções e dificuldades manifestas pelos estudantes em situações de ensino, com referência aos conteúdos de eletricidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interna - 095.667.318-09 - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo à Instituição - BRENO ARSIOLI MOURA - UFABC
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSELIO RAFAEL - UERN
Notícia cadastrada em: 20/01/2021 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao