Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA
DATA : 28/08/2020
LOCAL: Por videoconferência

A MATEMÁTICA RECREATIVA E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Matemática Recreativa. Teoria da Objetivação. Proposta didático-pedagógica. Professores de Matemática.

A presente pesquisa traz um estudo sobre a Matemática Recreativa (MR), seus aspectos conceituais, didáticos-pedagógicos e atividades mais frequentes: jogos matemáticos, quebra-cabeças matemáticos e Problemas Recreativos. Para isso, realizamos um mapeamento de pesquisas a partir de Teses e Dissertações produzidas nos últimos 25 anos (1994 a 2018). Desse modo, este mapeamento nos trouxe contribuições para a compreensão da Matemática Recreativa como uma ferramenta metodológica que possibilita o prazer, a alegria, a diversão, o entretenimento e outras dimensões positivas em sala de aula e, com isto, o desenvolvimento dos estudantes. O objetivo geral da pesquisa é apresentar aos professores de Matemática a Matemática Recreativa em suas várias formas de atividades tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria da Objetivação (TO). Adotamos em nosso estudo a Teoria da Objetivação, teoria de ensino e aprendizagem sociocultural contemporânea idealizada pelo pesquisador Luis Radford. Na construção de dados, planejamos uma intervenção pedagógica intitulada Atividades Matemáticas Recreativas com os tipos mais frequentes de atividades recreativas, para ser desenvolvida com os licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). A intervenção proposta foi aplicada uma tarefa com as posições fundamentais da Teoria da Objetivação, e as demais tarefas planejadas não foi possível a realização, em virtude da pandemia a Covid-19. Para alcançar nosso objetivo, optamos por elaborar uma proposta didático-pedagógica sob a forma de um caderno de atividades alicerçadas na metodologia do Labor conjunto e da Ética Comunitária da Teoria da Objetivação (RADFORD, 2018a; 2018b) para apresentar aos professores de Matemática a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes tanto do ponto de vista de resolução de problemas, quebra-cabeças e jogos, quanto de reflexões pedagógicas a partir de leitura de produções intelectuais da área. Por fim, é importante destacar que as próximas etapas da pesquisa consistirão na conclusão da proposta didático-pedagógica e análises de dados produzidos à luz da Teoria da Objetivação.

Externo ao Programa - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY