Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNNO INÁCIO DA SILVA

DISCENTE : BRUNNO INÁCIO DA SILVA
DATA : 04/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/jvm-tbwg-yer

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA UMA AÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICAEM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Palavras chaves: Questões sociocientíficas, Ensino de Ciências, Escola em Tempo Integral.

O ensino de ciências, nos dias atuais, necessita de elementos para a formação de cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade. Com o grande avanço da Ciência e da Tecnologia faz-se necessário também uma formação crítica para compreender e vivenciar o impacto destes avanços na sociedade. Nesse sentido, é importante utilizar de estratégias no ensino de ciências que fomente estas discussões e, nessa perspectiva, surge como estratégia didática as Questões Sociocientíficas (QSC), consideradas como elementos que proporcionam maior reflexão sobre o papel social da ciência e suas implicações na sociedade. Atualmente com o avanço do neoliberalismo temos várias instituições que levantam a bandeira da mudança na educação. No Brasil, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), é o órgão responsável por levantar essa bandeira com a Educação em Tempo Integral. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise dos documentos orientadores das Escolas em Tempo Integral. Para isso utilizamos como ferramenta de pesquisa, o software IRAMUTEQ, o qual viabiliza as análises Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências(AFC) e Nuvem de Palavras que foram utilizadas neste trabalho. Os resultados apontam diversos elementos das QSC como a interdisciplinaridade, a consideração por características regionais, as práticas e vivências em protagonismo. Também identificamos as disciplinas eletivas, o Projeto de Vida, a formação de valores e o estudo orientado, como subsídios para uma ação didática pedagógica em escolas de tempo integral.

Interna - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO