Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
DATA : 11/11/2019
LOCAL: Sala de Videoconferência do Instituto de Química

SELEÇÃO NATURAL, ADAPTAÇÃO E DERIVA GENÉTICA: ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS E O CONHECIMENTO DE ALUNOS INGRESSANTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Ensino de evolução. Ensino médio. Adaptação. Evolução biológica

A evolução biológica é um conteúdo que está programado para ser ensinado na disciplina de biologia no ensino médio brasileiro. Considerando sua relevância para o entendimento dos processos evolutivos que ocorrem nos seres vivos e os obstáculos que os professores têm enfrentado no ensino da teoria evolutiva, seja através de problemas identificados no livro didático ou ainda nas dificuldades dos alunos em compreendê-la, este estudo buscou investigar três importantes assuntos em evolução biológica: seleção natural, adaptação e deriva genética. Os objetivos do estudo compreenderam: a) analisar a abordagem dada pelos livros didáticos de biologia do ensino médio que foram aprovados pelo Programa Nacional do livro Didático (PNLD) 2015 e 2018, para a seleção natural, adaptação e deriva genética; b) identificar tipologia de atividade de aprofundamento sobre seleção natural, adaptação e deriva genética, dos livros didáticos; c) analisar a adequação dos recursos visuais em relação ao texto; d) identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN sobre seleção natural, adaptação e deriva genética; e) testar recursos didáticos para o ensino de seleção natural, adaptação e deriva genética com alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo teve três eixos de investigação: I – análise em livro didático; II – identificação de conhecimentos de alunos ingressantes em ciências biológicas de uma universidade pública; III – teste de recursos didáticos. A abordagem metodológica do estudo é quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que os livros didáticos de biologia apresentam termos para explicar a seleção natural e a adaptação, os quais podem induzir o aluno a fazer uma interpretação da evolução biológica que reforça ideias equivocadas muitas vezes já presentes em suas concepções prévias. Os conhecimentos dos alunos de seleção natural e adaptação estão embasados pela a ideia de evolução biológica na perspectiva lamarckista e na deriva genética, que é um assunto pouco compreendido pelos alunos. Os recursos didáticos testados contribuíram para incitar os alunos para o estudo de seleção natural, adaptação e deriva genética e possibilitar uma discussão produtiva com correções conceituais sobre estes assuntos.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO