Banca de DEFESA: ANDREIA VARELA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA VARELA DE MELO
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Sala Umbuzeiro, Bloco O (Térreo), Centro de Biociências

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM LICENCIATURAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ABORDAGEM CURRICULAR E IDEIAS E ATITUDES DE ESTUDANTES

Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Formação inicial de professores de Ciências da Natureza; Ideias e Atitudes de Licenciandos

Práticas insustentáveis de crescimento concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais.  É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores.  Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso correto, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - ANA CARLA IORIO PETROVICH
Externa à Instituição - MARIA DA GLORIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO - IFRN