Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA PATRICIA ANDRADE ALVES PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSARA PATRICIA ANDRADE ALVES PAIVA
DATA : 28/05/2019
LOCAL: Sala 51 do CCET

A Teoria da Objetivação e o desenvolvimento da Orientação Espacial no Ensino da Geometria

Teoria da Objetivação, Subjetivação; Orientação Espacial; Meios Semióticos.

Este trabalho tem como objetivo analisar os meios semióticos mobilizados no processo de ensino/aprendizagem da orientação espacial, no contexto escolar de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa adota como referencial teórico e base para a análise dos resultados, a Teoria da Objetivação desenvolvida por Radford (2017a) que tem como pressuposto que o saber é algo potencial e posto socialmente e culturalmente e não uma construção individual.  A Teoria da Objetivação embasou os pressupostos teóricos da metodologia, o desenho das tarefas a serem aplicadas na intervenção na sala de aula e a análise dos dados coletados. A intervenção ocorreu por meio da aplicação de seis tarefas elaboradas para permitir criar situações na sala de aula, por meio de um labor conjunto entre professora e estudantes, para o desenvolvimento da orientação espacial numa sala de aula do 6º Ano do ensino Fundamental. Os dados coletados permitiram identificar os maios semióticos mobilizados na atividade e as características geradas pela sua ação coordenada, que tem um efeito multimodal. As identificações dos meios semióticos envolvidos permitem analisar o processo de objetivação, e de subjetivação que ocorre a esse entrelaçado, num processo de coinfluência, buscando compreender as dificuldades envolvidas, as intervenções necessárias e como os meios semióticos mobilizados podem levar a uma relação reflexiva e ética com o espaço.

Interna - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA