Banca de DEFESA: GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
DATA : 30/05/2019
LOCAL: Sala 51 do CCET

CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação para o desenvolvimento sustentável. Educação para a  sustentabilidade. Formação continuada.

A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma  reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. Para isso, a UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Sendo que um questionário e as observações foram utilizados de uma formação e oficina ofertadas aos participantes. Os dados recolhidos são apresentados a partir de registros numéricos de ocorrências e citações em tabelas e quadros, além de percentuais em gráficos, assim como há dados que foram explorados levando em consideração aspectos subjetivos, tais como convicções, procedimentos e práticas dos pesquisados, sendo alguns apresentados sob a forma de categorias. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.

Interna - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externa à Instituição - LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES - UFS