Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA COSTA DE OLIVEIRA GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENDA COSTA DE OLIVEIRA GALVÃO
DATA : 20/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

CONTEÚDOS METACIENTÍFICOS A PARTIR DOS DIÁRIOS DE CHARLES DARWIN (1809-1882)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de evolução. Darwin. Saber sobre ciência. Natureza da ciência.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A literatura da área de educação científica compartilha a preocupação de ensinar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), abordando em sala de aula, também, as características relacionadas ao fazer científico, isto é, como a ciência opera, é construída, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias, que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Concordando que discussões de natureza epistemológica podem contribuir para desenvolver compreensões mais informadas sobre a evolução biológica, investigamos os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante sua viagem a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e estão disponíveis na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular, acerca de observações, observações carregadas de teoria, elaboração de hipóteses, ideias da comunidade científica e formação do cientista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de “semelhança de família” e de “temas e questões” da natureza das ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão mais refinada da ciência e de seu desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo à Instituição - JAIR MOISES DE SOUSA - UFCG
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA ELICE BRZEZINSKI PRESTES - USP
Notícia cadastrada em: 06/05/2019 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao