Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON DA COSTA PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILSON DA COSTA PONTES
DATA : 26/04/2019
LOCAL: Auditório do CCET

Estatística e Probabilidade. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM.

As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo dessa pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados no ENEM e inscritos no SISU para entrar na UFRN. Os objetivos específicos para alcançar o objetivo proposto: traçar o perfil socioeconômico dos estudantes aprovados no ENEM e inscritos no SISU para entrar na UFRN nos anos de 2013 a 2016; caracterizar o peso dos conteúdos de estatística e probabilidade nas provas de matemática do ENEM 2013-2016; traçar o perfil do desempenho nas provas do tema em estudo; Identificar e traçar o perfil dos erros que, podem ser associados aos distratores de maiores escolhas pelos estudantes e analisar as dificuldades de aprendizagem que possam ser associadas aos erros identificados. As reflexões de pesquisadores como: Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), apresentam os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Já pesquisadores na área da estatística e probabilidade, como: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; Navarro-Pelayo (2001), dentre outros, apresentam erros mais específicos para esse conteúdo. O estudo que se apresenta nesta tese configura na identificação e caracterização do perfil de erros associados as dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia, foram priorizadas as análises das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Os resultados foram: perfil socioeconômico, a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas foram aumentando entre os anos estudados, a região nordeste em relação às demais obteve o maior percentual de candidatos aprovados, faixa etária predominante é a dos 18 a 20 anos e, o gênero com maior percentual é o masculino. Em relação a cor/raça, se apresenta é a parda, a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular; o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade na ordem decrescente no terceiro lugar; o perfil de desempenho, em 2015 as questões 149 e 158 tiveram o índice de acertos mais baixos com, 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão, depois analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor, encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores, identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.

Externo ao Programa - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Externo à Instituição - HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA