Banca de QUALIFICAÇÃO: GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
DATA : 05/07/2018
LOCAL: Auditório do CCET

CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) EM UMA    ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), educação para a sustentabilidade (EPS), análise documental.

A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. Para isso, a UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho busca analisar o cenário da EDS para o desenvolvimento sustentável em escola de ensino fundamental da rede pública de Natal (RN). Adotamos como referenciais teóricos documentos e recomendações da UNESCO (1999, 2005, 2008, 2016) para o tema. Optamos por uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa, com predomínio desta última. A primeira etapa da investigação consistiu em identificar características da EDS presentes em documentos oficiais. Para isso, foram escolhidos como corpus da pesquisa, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e os referenciais curriculares das disciplinas que compõem a grade curricular do ensino fundamental regular da rede.  A primeira etapa foi dividida em dois momentos. Um inicial, de natureza quantitativa, para verificar a presença ou referencias aos termos desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e sustentável e o outro, que consistiu em transformar cada uma das características da EDS, presentes no Documento Final do Plano Internacional de Implementação da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em uma ou mais de uma indagação que serviram de referência ou categoria para a investigação. Em relação aos resultados obtidos, constatamos que a quantidade de alusões aos termos escolhidos é limitada aos referenciais de geografia e ciências, o que indica a necessidade de ampliação da noção de sustentabilidade para outros componentes curriculares. A análise dos dados revelou a presença, de forma considerável, das características da EDS nos documentos pesquisados, embora nem sempre sejam mostradas de forma expressa ou revelem influências nas suas elaborações do documento da UNESCO para a Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e mesmo da popularização dos termos chaves escolhidos.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA