Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON LEANDRO RAMOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON LEANDRO RAMOS DE OLIVEIRA
DATA : 08/06/2018
LOCAL: Auditório do CCET

UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM ALGÉBRICA NOS LIVROS DE JACQUES PELETIER DU MANS, NA FRANÇA DO SÉCULO XVI

Jacques Peletier du Mans; Álgebra de tradição francesa; Epistemologia; História do pensamento Científico e Matemático; História da Matemática.

Nascido na primeira metade do século XVI, Jacques Peletier du Mans, foi poeta (membro da Pléiade), gramático, filosofo, médico cirurgião, por formação, e matemático autodidata. Personagem histórico francês representativo dos ideais renascentistas foi autor de uma obra, tão diversificada, quanto expressiva (nas suas diferentes áreas de interesse). Embora, praticamente esquecido nos séculos seguintes, vem sendo reestudado na atualidade, devido a sua importância no cenário científico de sua época. Durante certo período em sua vida, se interessou fortemente pela reforma ortográfica da língua francesa, e propôs, em sua obra, Dialogue de l'ortografe et prononciation françoese (1550), um novo sistema baseado na fonética – desconsiderando elementos etimológicos, tais como letras não pronunciáveis, de origem latina e grega – sob o lema “menos e melhor”. Apesar de sua proposta não ter obtido êxito, adotou sua ortografia em algumas de suas obras, dando-lhes um aspecto peculiar. Enquanto ensinava ciências em algumas das principais faculdades da França e Navarre, publicou em francês e em latim, vários tratados matemáticos, em particular uma Aritmética (1549), uma Álgebra (1554) e uma Geometria (1573). Sua L’Algebre de Jaque Peletier du Mans, departie an deus livres (1554), mesmo trazendo em sua essência, os elementos desenvolvidos por seus antecessores, apresentava pela primeira vez na história, as bases de uma Álgebra de tradição francesa. Neste contexto, busco verificar a estrutura e o desenvolvimento da linguagem, propostas para a álgebra, nos trabalhos de Peletier, com base em princípios epistemológicos advindos dos estudos semióticos, semiológicos e linguísticos; assim como, explicitar os tipos de linguagens elaboradas e propostas, pelo autor, para a Álgebra a ser ensinada e aprendida na França do século XVI, e largamente utilizada nas escolas do período estudado. Para tanto, realizo um estudo histórico panorâmico acerca da linguagem desenvolvida para a Álgebra produzida na França, entre os séculos XV e XVI, com suas características e estilos de representação; assim como, um estudo acerca dos elementos semióticos, semiológicos e linguísticos que compõem esta linguagem algébrica, na obra de Jacques Peletier du Mans, e a caracterização de seu programa algébrico; e por fim, apontar contribuições da abordagem de Jacques Peletier du Mans para a Álgebra para uma abordagem atual no ensino de álgebra na educação básica e na formação de professores de Matemática. Em suma, pretendo realizar estudos históricos que promovam a caracterização das especificidades linguísticas da Álgebra e o papel por ela desempenhado na História do pensamento humano, e em particular, na História do pensamento Científico e Matemático, como contribuição para a formação de professores de Matemática e, consequentemente para os modos de abordagem da álgebra na educação básica, na escola atual.

Interno - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA