Banca de QUALIFICAÇÃO: BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
DATA : 06/12/2017
LOCAL: Auditório do CCET

O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO REFERENTE À TEMÁTICA NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Conteúdos Metacientíficos, Formação Inicial.

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogic Content Knowledge) é um conhecimento desenvolvido ao longo da formação docente e no exercício de sua profissão, caracterizando-se como um conhecimento próprio do professor. Atualmente, ele é utilizado como referencial em pesquisas de formação de professores, principalmente na investigação de como se dá o desenvolvimento de conhecimentos necessários para a prática docente. Dessa forma, entendemos que o PCK pode ser uma ferramenta útil para a compreensão do como os professores desenvolvem estratégias didáticas para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) na sala. Embora uma definição fechada sobre NdC seja algo bastante criticado na literatura, neste trabalho buscamos compreendê-la como metaconhecimento sobre a ciência, oriundo de diferentes reflexões interdisciplinares. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, buscamos investigar como futuros professores de Ciências/Física, estudantes do curso de Licenciatura em Física e matriculados na disciplina de Evolução Histórica da Física, em situações de ensino-aprendizagem, desenvolvem e mobilizam seus PCK para o ensino de aspectos da Natureza da Ciência (PCK/NdC). Devido à natureza tácita do PCK, utilizamos de várias formas de coleta de dados, como, por exemplo, questionários, entrevistas, diários de reflexão do participante, além das próprias atividades desenvolvidas (sequências didáticas, planos de aula e texto histórico didático). Para análise do desenvolvimento do PCK/NdC, elaboramos um modelo próprio de avaliação, o qual intitulamos de modelo transformativo-reflexivo para avaliação do PCK/NdC. Os dados obtidos nos mostram que os licenciandos, em situações de ensino-aprendizagem, caracterizadas pelo trabalho cooperativo e pela reflexão de suas práticas ou vivências, potencializam o desenvolvimento do PCK/NdC. Outro ponto que merece destaque é a necessidade de uma melhor compreensão de aspectos da NdC e suas relações com o Ensino de Física. Notamos que este fator dá suporte, por exemplo, para a própria percepção dos futuros professores sobre o entendimento dos estudantes da Educação Básica acerca de aspectos da NdC. Notamos, também, lacunas conceituais e metodológicas, principalmente direcionadas ao processo de construção de metodologias de avaliação das propostas pensadas, sinalizando um desenvolvimento pouco produtivo do conhecimento da avaliação de conteúdos metacientíficos. A partir das análises realizadas, embora os licenciandos investigados ainda estejam na fase de amadurecimento dos seus PCK/NdC, sugerimos que os cursos de formação inicial direcionem outro olhar para a questão de como os licenciandos desenvolvem os conhecimentos necessários para o ensino de conteúdos metacientíficos e, por consequência, seus PCK/NdC. Uma saída, emergente da nossa investigação, seria a inserção de mais práticas cooperativas e reflexivas na formação destes professores.

Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 05/12/2017 16:08