Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRIELLY DO PRADO JUVENCIO

DISCENTE : SANDRIELLY DO PRADO JUVENCIO
DATA : 14/06/2022
LOCAL: Google Meet

A ANIMAÇÃO EM STOP MOTION NO ENSINO DE GEOGRAFIA: GUIA DIDÁTICO E VÍDEO PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE PAISAGEM

Ensino Fundamental; João Câmara-RN; Animação Stop Motion; Paisagem; Ensino de Geografia Escolar.

O ensino de geografia escolar tem um papel no processo de apreender o espaço vivido pelos discentes. Ao mesmo tempo, o uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, se faz importante, pois a produção videográfica pode ser um caminho que possibilita a construção do conhecimento geográfico. Dessa forma, animação stop motion torna-se uma ferramenta nesse processo. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar o conteúdo curricular paisagem com o espaço vivido do estudante, a pesquisa em fase de realização levanta a seguinte questão central: Em que medida a produção da animação em stop motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Como objetivo principal da pesquisa, definimos: produzir um vídeo de animação em stop motion como ferramenta para a construção do conceito de paisagem, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem em geografia. Em razão disso, e como resultado da presente etapa da pesquisa, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de geografia, linguagem audiovisual e animação stop motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca dos conceitos citados anteriormente; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção da animação stop motion. Os resultados desta investigação foram sistematizados no Relatório Técnico-Científico, no qual se apresenta o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta um dos produtos da pesquisa, sendo este formatado na perspectiva de um guia didático, intitulado: “Guia Didático de Animação Stop Motion: aprendendo o conceito de Paisagem”. Diante do exposto, realizaremos a aplicação do guia didático, como instrumento básico para a construção de animações sobre a paisagem. Em seguida, buscar-se-á uma avaliação das potencialidades e a efetiva contribuição da investigação para o ensino de geografia escolar.

Presidente - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Notícia cadastrada em: 27/05/2022 09:54