Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO DE MOURA PEREIRA

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO DE MOURA PEREIRA
DATA : 17/05/2022
LOCAL: Centro de Educação - Google Meet

Sequência Didática para o estudo da Paisagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Geografia. Paisagem. Autonomia.

Esta dissertação tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se aqui de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta  sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de sua realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.

Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez