Banca de QUALIFICAÇÃO: OBÉDIA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : OBÉDIA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Por videoconferência

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COM A INTERVENÇÃO DA PESQUISA NO YOUTUBE: uma sequência didática

Ensino de Geografia/Anos Finais. Sequência didática. Pesquisa por plataformas digitais (YouTube).

Esta pesquisa apresenta uma sequência didática mediada numa turma do 6º ano da Escola Municipal José Targino da Silva, localizada no município de Serra do Mel/RN, cujo objetivo foi compreender como o uso do YouTube contribui para a formação do conhecimento geográfico. Metodologicamente, propô-se uma sequência de atividades que possibilitem a pesquisa com vídeos. Essa sequência situou-se na temática curricular acompanhada do livro didático que os mesmos fazem uso, direcionando o trabalho para a reflexão da realidade dos alunos; especificamente, O Espaço geográfico e as atividades econômicas do município de Serra do Mel (RN). Indicamos que o YouTube pode ter um papel de potencializar o aprendizado das crianças e dar autonomia ao desenvolvimento delas. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e utilizando procedimentos bibliográficos, documental e de campo.

Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Presidente - 042.855.476-86 - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU