Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSIANE DANTAS FERNANDES

DISCENTE : JESSIANE DANTAS FERNANDES
DATA : 04/05/2022
LOCAL: Por videoconferência

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGO DE TABULEIRO GEOGRÁFICO DO SERIDÓ POTIGUAR: dos conceitos do cotidiano aos conceitos científicos

Ensino de Geografia/Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar.

Esta pesquisa considera o jogo um recurso pedagógico importante a ser utilizado no Ensino de Geografia. Objetivou-se elaborar um jogo analógico voltado para a leitura espacial, necessária para entender a região do Seridó Potiguar, intitulado Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. Bem como, caracterizar a Geografia Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, correlacionando com os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCRN), relacionados a questões da região do Seridó Potiguar, como projeção para o desenvolvimento do produto e desenvolver o tabuleiro geográfico considerando o nível de conhecimento identificado sobre o espaço geográfico de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino em Caicó/RN, alinhado à aplicação de uma sequência didática como orientação docente para o desenvolvimento das habilidades propostas no jogo. Os jogos proporcionam a ludicidade que incluem o discente num ambiente de ensino-aprendizagem na convivência com outros sujeitos e outros espaços. Desde a Educação Infantil o brincar se faz presente no currículo escolar, tornando mais rápida e compreensível a aprendizagem nas crianças, pois amplia o seu cognitivo. Nessa perspectiva, trabalharemos as habilidades relacionadas aos hábitos culturais locais e regionais, bem como a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização do lugar. Para dar suporte teórico a esta discussão buscamos o conhecimento de diversos autores, como: Callai (2004); Freire (1989); Kaercher (2000); Kishimoto (1999); Piaget (1971); Santos (1982); Tuan (1983, 1985); dentre outros. Ao percebem que todas as nossas ações causam reações e impactos, sejam positivos ou negativos, estamos perante um novo olhar para Terra. Estamos diante de indivíduos que farão a diferença a partir de sua localidade, com pequenas ações do dia a dia, construindo um mundo mais equilibrado ambientalmente. Pois, conhecer e compreender seu lugar de vivência é importante para entender a complexidade do todo (cidade, estado, país, continente e o planeta Terra).

Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS