Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DA SILVA SANTOS

DISCENTE : BRUNO DA SILVA SANTOS
DATA : 23/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/opv-nnpr-ueu

CARTOGRAFIA INCLUSIVA: o uso de mapas táteis no ensino de Geografia

Cartografia Tátil, Educação Inclusiva, Material Didático

A Geografia tem como objeto de estudo o Espaço Geográfico. Na relação ensino-aprendizagem em Geografia, para promover a compreensão do seu objeto de estudo o docente costuma fazer uso da linguagem cartográfica, utilizando dos seus materiais gráficos em suas aulas, evidenciando fenômenos diversos. Com o ingresso das pessoas com deficiência em escolas regulares, surgiu uma nova demanda educacional e com isso devemos mudar nossa prática docente para suprir as necessidades educacionais de todos que frequentam escolas. Sabendo disso e tendo em vista que a Cartografia tradicional trás os seus produtos em uma linguagem gráfica, onde o sentido da visão é requisito, o uso de tais materiais inviabiliza totalmente o processo de ensino-aprendizagem de pessoas cegas ou com baixa visão. Tornando a Cartografia tátil um método inclusivo e socialmente mais justo para ensinar e aprender Geografia. A cartografia tátil é o ramo da Cartografia que trata da produção de diversos materiais adaptados as pessoas com deficiência visual. A presente pesquisa, em nível de mestrado profissional, apresenta como produto um material textual, com embasamento prático e teórico, com o objetivo de construir uma metodologia para o ensino de Geografia por meio da produção e aplicação de mapas táteis, visando contribuir com a inclusão de discentes com deficiência visual e necessidades educacionais especiais no sistema de educação básica do Rio Grande do Norte. Neste sentido, espera-se que os docentes possam usar o produto para adquirir o conhecimento adequado sobre tal metodologia de ensino, e assim, promovam a educação inclusiva em suas escolas.

Presidente - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Interno - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL