Banca de DEFESA: REBECKA DE FRANÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECKA DE FRANÇA
DATA : 17/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música


PALAVRAS-CHAVES:

Cartografia. Música. Jogo Didático. Regionalização.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

As propostas de diferentes metodologias para ensinar Geografia, geralmente articuladas às Artes, costumam resultar em respostas positivas para a compreensão da ciência geográfica. Quando exploramos um assunto em contextos escolares, precisamos considerar essa prática como parte de um processo de construção do aprendizado. Por isso, é essencial dinamizar os mecanismos de assimilação dos conceitos tratados em diferentes temáticas ligadas à Geografia. Como proposta desta dissertação, pretende-se produzir uma cartografia que utilize como referência as músicas brasileiras, como uma ferramenta circunstancial atrelada a um jogo. Como objetivo central pretende-se descrever a estratégia pedagógica intitulada “Cartografia dos Ritmos Brasileiros: A Regionalização do Brasil a partir da Música”, aguçando a audição no sentido da percepção de temas entoados nos versos das músicas, tais como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, regionalidades, multiculturalismos, gírias entre outros. Como recursos metodológicos, a pesquisa considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica em sua parte inicial, e se utilizou da pesquisa-ação, juntamente com o ensino lúdico, gerando a sensação de que a aprendizagem acontece de modo recreativo. Desse modo, abordamos experiências de uso dessa proposta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, enquanto táticas de lecionar o conteúdo de regionalização do Brasil em diferentes níveis de instrução escolar. Para isso, utilizamos um referencial teórico aliado às concepções de uma geografia cultural-humanista, a exemplo dos autores VALLEGA (2006); CLAVAL (2007); DOZENA (2016), entre outros. Como resultados, a pesquisa demonstra possibilidades didáticas capazes de abordar dimensões geográficas sob o ato do “aprender-brincando” conteúdos geográficos, a exemplo da regionalização do Brasil a partir de músicas regionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Interna - 455.207.634-53 - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO - IFRN
Externa à Instituição - FLAVIANA GASPAROTTI NUNES - FUFGD
Notícia cadastrada em: 25/01/2022 10:31
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