Banca de DEFESA: GIOVANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : GIOVANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Canal do GEOPROF no Youtube

O PODCAST COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA O ESTUDO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO, DO CIBERESPAÇO E DA CIBERCULTURA

Ensino de Geografia. Espaço Geográfico Contemporâneo. Ciberespaço. Cibercultura. Podcast.

O Espaço Geográfico contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Geográfico contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.

Presidente - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo à Instituição - DANIEL MALLMANN VALLERIUS - UFT
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 08:34