Banca de DEFESA: MARIA VENÂNCIO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA VENÂNCIO LIMA
DATA : 10/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

GEOCARTOGRAFIA: Orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Cartografia Escolar. Alfabetização Cartográfica. Formação de Professor. Prática Docente. Cartilha e Orientação.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A Cartografia é parte integrante da disciplina de Geografia, ela é um elemento de estudo do espaço, da compreensão e interpretação do pensamento espacial, este sendo uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, e levando em consideração a importância do estudo da Cartografia para a Geografia, esse trabalho de pesquisa e proposta interventiva, evidenciou a averiguação do saber cartográfico, existente na educação básica, este presente em Geografia. Foram discutidos e questionados teoricamente, fatos relacionados às relações de análise do estudo do espaço, os reflexos da prática docente no ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação do professor nos cursos de licenciatura, levando em consideração a sua prática em sala de aula. Assim foi alicerçada a problemática da investigação realizada nas dificuldades de formação e atuação pedagógica no ensino cartográfico. Vale salientar que é dentro do trabalho com o processo de construção do conhecimento cartográfico, iniciando-se pelas abordagens da alfabetização cartográfica com foco principal na procura de caminhos pelos conhecimentos que o aluno deve aprender para aplicação em seu cotidiano, destacando dessa forma a importância do trabalho do professor para que a formação do aluno seja enriquecida, tornando real esse conhecimento adquirido do espaço terrestre para que esse espaço seja reconhecido e valorizado como agente educativo voltado para o bem estar desse cidadão. Nesse estudo há a intencionalidade de que a escola e os docentes por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, podem evidenciar essa visão de melhoria dos procedimentos metodológicos partindo das observações e respostas obtidas pela pesquisa realizada com os professores do município de Orós – CE, oferecendo aos professores uma proposta de auxílio e apoio com a elaboração de uma cartilha com sequências didáticas, ressaltandoa alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que detectadas as fragilidades ou as potencialidades encontradas na prática docente com o trabalho com os saberes cartográficos, venham contribuir e nortear o trabalho do professor. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA - UFPB
Externo à Instituição - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA - UERN
Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Notícia cadastrada em: 07/05/2021 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao