Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA SAMARA KIZIA BEZERRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : FRANCISCA SAMARA KIZIA BEZERRA DO NASCIMENTO
DATA : 10/07/2020

AJUDE-NOS A COMPREENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO - MANUAL PEDAGÓGICO COM ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DE ALUNO AUTISTA

Análise do Comportamento Aplicada; Geografia Escolar; Transtorno do Espectro Autista.

Autores no âmbito da Geografia Escolar que tem como foco o estudo da relação homem-natureza têm buscado compreender os fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que influenciam ou interferem na construção dos saberes geográficos. Estes tem se mobilizado na tentativa de definir abordagens de ensino que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza, visando pensar práticas inovadoras de ensino que permitam apresentar aos alunos com necessidades educacionais especiais os diversos aspectos de um fenômeno geográfico. Em razão disso, nos propomos contribuir com os estudos da área elaborando um produto educacional que subsidie professores de alunos autistas em atividades de ensino da Geografia Escolar, visto que constatações resultantes da experiência pedagógica revelam que esses estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: a Análise do Comportamento Aplicada constitui estratégia eficaz para o ensino da Geografia Escolar para alunos com autismo que cursam o Ensino Fundamental - Anos Iniciais? Com vistas a contribuir com a educação geográfica de alunos autistas, neste trabalho objetivamos: elaborar um manual instrucional contendo orientações teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia para alunos autistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação lança mão dos procedimentos de pesquisa próprios à pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa documental buscou dar conta de analisar os documentos oficiais da educação que versam sobre as diretrizes nacionais e regionais do ensino da Geografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os documentos oficiais utilizados foram: a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Fundamental (RN, 2018). A pesquisa bibliográfica visou o levantamento do estado da arte que trata sobre o ensino da Geografia Escolar, as características comportamentais do Transtorno do Espectro Autista, os aspectos teóricos e metodológicos da Análise do Comportamento Aplicada e as orientações técnicas e pedagógicas para elaboração de material didático, tomando como referência: Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Castellar, Cavalcanti e Callai (2012), Lear (2004), Khoury et al. (2014), Gaiato e Teixeira (2018), Preti (2010), Bento (2013) e Santos (2019). Os resultados da pesquisa nos permitiram responder afirmativamente a questão do estudo, ao demonstrar que a Análise do Comportamento Aplicada é a única abordagem de ensino com comprovação científica que oferece contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, sendo capaz de oferecer embasamento teórico para elaboração do material Ajude-nos a Compreender o Espaço Geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno autista. A pesquisa que ora se apresenta, apoiado na investigação e elaboração de produtos educacionais como produto final de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca o GEOPROF como programa de pós-graduação que propõe ao professor da educação básica pensar o ensino de Geografia ancorado em práticas inclusivas que visam incluir alunos que historicamente sofrem com a segregação nos ambientes escolares.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 2289755 - SAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VITAL