Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GABRIEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS GABRIEL DA SILVA
DATA : 03/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência: GOOGLE MEET
TÍTULO:

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA USO POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Avaliação da aprendizagem. Ensino Médio. Professor.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua característica política e pedagógica é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo  adotamos procedimentos do âmbito  da pesquisa qualitativa, estruturada  em três  abordagens: a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseado em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne ao ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017). A análise documental a partir da  análise  dos documentos curriculares em específico no que refere a indicação de  conteúdos, de competências e habilidades propostos a Geografia ao Ensino Médio, a saber BNCC (2018) e a Coleção Escola Aprendente, CE (2008), pôr fim a pesquisa descritivo-exploratória  para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa.  O campo de pesquisa, refere o município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escola públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados pôde-se constatar que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia, reducionistas com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino da Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de orientações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Notícia cadastrada em: 12/06/2020 11:33
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