Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO

DISCENTE : MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO
DATA : 06/03/2020
LOCAL: Auditório do Prédio da Pós-Graduação do CERES-UFRN, em Caicó (RN).

SALA DE AULA INVERTIDA (SAI): APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Metodologia ativa de ensino e aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Ensino escolar de Geografia.

No estágio atual da Globalização, as tecnologias da informação e da comunicação se fazem cada vez mais presentes no cotidiano de todos os agentes sociais. Na Educação, o processo de ensino e aprendizagem não deve ser mais realizado como outrora, por meio apenas de aula expositiva e recomendação de tarefa na perspectiva mnemônica. É pertinente que tais tecnologias sejam utilizadas para tornar o processo educacional dinâmico e contextualizado ao cotidiano dos agentes sociais envolvidos, possibilitando, assim, que os estudantes sejam protagonistas do processo, desenvolvido com a mediação do professor. Nesse sentido, focando no ensino de Geografia no Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves, localizada na cidade de Patos, estado da Paraíba – objetivamos refletir sobre metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em Geografia, com a análise da aplicação da metodologia SAI em processo educacional realizado no Ensino Fundamental de escola pública de cidade do interior do Nordeste brasileiro – Patos (PB). Com o fundamento metodológico dos princípios da pesquisa-ação, estamos desenvolvendo pesquisa qualitativa de modo a sistematizar a dissertação em três capítulos: No primeiro, refletimos teoricamente sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia, com foco na SAI. No segundo, caracterizamos a escola campo da pesquisa, quanto a sua estrutura física e pedagógica, ao ensino de Geografia e ao público-alvo. Com essa caracterização, propomos o desenvolvimento de sequência didática em Geografia por meio da aplicação da SAI, junto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, no terceiro capítulo, vamos analisar os dados decorrentes dessa aplicação, visando, em essência, desvendar a seguinte questão: Como o ensino escolar de Geografia desenvolvido em escola pública do interior do Nordeste brasileiro pode ser impactado positivamente com a aplicação dessa metodologia ativa de ensino e aprendizagem?

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interno - 1810361 - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
Interna - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA

Notícia cadastrada em: 13/02/2020 08:57