Banca de DEFESA: AURINO ALVES NUNES FILHO

DISCENTE : AURINO ALVES NUNES FILHO
DATA : 20/12/2019
LOCAL: CERES-Caicó

GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico

Espaço geográfico, representação cartográfica, interpretação crítica, jogo didático, ensino escolar de Geografia.

Considerando-se que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, afirmamos ser imprescindível que o ensino escolar de Geografia seja capaz de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para ler e compreender o espaço e suas dimensões analíticas, como a paisagem – cujo conteúdo destacado é o da morfologia – e o território – com destaque para as relações de poder. Desse modo, saber ler paisagens, entender as contradições do território e, assim, interpretar a representação cartográfica do espaço com essa perspectiva é um caminho para a apreensão da realidade de modo atualizado, crítico e contextualizado. Assim, o presente trabalho objetiva produzir jogo didático acerca da interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico, para ser utilizado por estudantes do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo produzido se caracteriza por ser digital e compatível com uma das plataformas mais utilizadas no mundo para o funcionamento de smartphones Android. Destarte, a pesquisa foi estruturada a partir de investigação bibliográfica sobre espaço geográfico, paisagem, território, representação cartográfica do espaço, jogo didático e ensino de Geografia. Outrossim, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas acerca do conteúdo do jogo desenvolvido, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual da cidade de Santa Cruz (RN), por ser este o espaço da práxis profissional do autor do trabalho; aplicação de questionário com esses estudantes, sobre o ensino de Geografia; e aplicação do jogo desenvolvido no mesmo espaço escolar, com a análise dos dados decorrentes dessa aplicação. Sendo assim, concluímos que o jogo proposto é um importante recurso didático, pois, oferece ao professor de Geografia alternativas metodológicas interessantes para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas nos documentos oficiais do país, possibilitando, assim, aos estudantes a leitura crítica da representação cartográfica do espaço geográfico.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interna - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO
Externo à Instituição - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA - UERN
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 08:42