Banca de DEFESA: NEIMARA COSTA DE LIMA SANTOS

DISCENTE : NEIMARA COSTA DE LIMA SANTOS
DATA : 19/11/2019
LOCAL: Auditório da Pós-graduação do Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó (RN)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONCEITO DE PAISAGEM EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DO DESENHO: Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem e Caderno Pedagógico com Orientações ao Professor.

Ensino. Geografia. Paisagem. Produto educacional.

Constatações resultantes da experiência profissional revelam que estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia e, especificamente, aquele relativo à paisagem. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: a representação gráfica através do desenho constitui estratégia eficaz para o ensino do conceito de paisagem para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? Como objetivo geral definimos: apresentar a proposta de um manual instrucional de desenho acompanhado de um caderno para o professor, ambos contendo orientações teórico-metodológicas sobre o conceito de paisagem para utilização no 6° ano do Ensino Fundamental, que contemple aspectos do ensino e da aprendizagem escolar desta categoria geográfica. A investigação teve aporte em três procedimentos: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa exploratória. A pesquisa bibliográfica tentou dar conta do estado da arte acerca dos estudos sobre categorias geográfica e de análise, a paisagem e o desenho, tomando como referência Santos (1997), Callai (2010), Miranda (2005), Pillar (2012), Almeida (2014) e Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009). A análise documental encampou o Projeto Político Pedagógico da escola campo de investigação e documentos do arquivo da Escola Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo, localizada na cidade de Russas-CE, o que possibilitou a organização de informações que levaram a caracterização da instituição educativa, e a definição do perfil dos alunos participantes desse estudo. A pesquisa exploratória, a partir da estratégia de diagnóstico de domínio de conhecimentos, Mapa Falado, possibilitou validar o desenho como estratégia para o ensino de paisagem. Os dados coletados, sistematizados e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), apresentaram a paisagem do cotidiano do aluno, expressa através da linguagem gráfica, possibilitando constatar a potencialidade do desenho como recurso para o ensino. Os resultados nos permitiram responder afirmativamente a questão de pesquisa proposta, ao demonstrar a eficácia da estratégia do desenho como procedimento didático-pedagógico eficaz, o que nos direcionou para a elaboração do Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem, acompanhado do Caderno Pedagógico com Orientações ao Professor. Esse estudo, ancorado na investigação e elaboração de produtos educacionais construídos como produto final de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca em evidência o GEOPROF como um programa de pós-graduação que oportuniza o professor que está no ensino básico a diversificar a sua prática através do contato com novas metodologias de ensino.

Externa à Instituição - FLÁVIA SPINELLI BRAGA - UERN
Interna - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO