Banca de DEFESA: FRANCISCO HERMÍNIO RAMALHO DE ARAUJO

DISCENTE : FRANCISCO HERMÍNIO RAMALHO DE ARAUJO
DATA : 16/12/2019
LOCAL: Auditório da pós

ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA DO SERIDÓ POTIGUAR”

Ensino de Geografia. Saberes geográficos. Produção de livro didático regional. Geografia do Seridó Potiguar.

O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e so veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil é o livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem um material didático que reproduzem todas as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho objetiva elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa está trabalhando com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais estrutura-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, está sendo elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO - UFPI
Notícia cadastrada em: 09/10/2019 08:55