Banca de DEFESA: ANDRÉ ELIAS DE OLIVEIRA NÓBREGA

DISCENTE : ANDRÉ ELIAS DE OLIVEIRA NÓBREGA
DATA : 28/06/2019
LOCAL: Sala I 5, Setor II - UFRN - Natal/RN

A CONSTRUÇÃO E A APLICAÇÃO DO JOGO “EXPEDIÇÃO PELO RELEVO POTIGUAR”: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA ESCOLAR

Jogo; Competências; Habilidades; Ensino; Aprendizagem.

O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.

Presidente - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAUJO - IFRN
Interno - 1810361 - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 16:43