Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIMARA COSTA DE LIMA SANTOS

DISCENTE : NEIMARA COSTA DE LIMA SANTOS
DATA : 23/04/2019
LOCAL: Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN, Caicó): Laboratório de prática pedagógica

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONCEITO DE PAISAGEM EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DO DESENHO: Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem.

Ensino de Geografia. Paisagem. Desenho. Estratégia de ensino. Manual.

Constatações resultantes da experiência profissional revelam que estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia e, em específico aquele relativo à paisagem. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: A representação gráfica através do desenho constitui estratégia eficaz para o ensino do conceito de paisagem para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? Como objetivo geral definimos: Apresentar a proposta de um manual instrucional de desenho, contendo orientações teórico-metodológicas sobre o conceito de paisagem para utilização no 6° ano do Ensino Fundamental, que contemple aspectos do ensino e da aprendizagem escolar desta categoria geográfica. A investigação tem aporte em três procedimentos: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa exploratória. A pesquisa bibliográfica tenta dar conta do estado da arte acerca dos estudos sobre categorias geográficas e de análise, paisagem e desenho, tomando como referência Santos (1997), Callai (2010), Miranda (2005), Almeida (2014) e Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009). A análise documental, a partir da exploração dos arquivos da Escola Municipal Pelópidas de Araújo de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada na cidade de Russas-CE, possibilitou a organização de informações que levaram a caracterização da instituição educativa, e a definição do perfil dos alunos participantes desse estudo. A pesquisa exploratória, a partir da estratégia de diagnóstico de domínio de conhecimentos, Mapa Falado, possibilitou validar o desenho como estratégia para o ensino de paisagem. Os dados coletados pela pesquisa exploratória, sistematizados e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), possibilitaram constatar as potencialidades do desenho, ao colocar em evidencia os descritores que compõem o fundamento conceitual dessa categoria geográfica, privilegiados nos referenciais curriculares que orientam a educação nacional e municipal. Os resultados nos permitem responder afirmativamente a questão de pesquisa proposta, ao demonstrar a eficácia da estratégia do desenho como procedimento didático-pedagógico o que nos direciona para a elaboração do “Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem” como produto final.

Presidente - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Interno - 1810361 - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
Interna - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO

Notícia cadastrada em: 28/03/2019 09:55