Banca de DEFESA: MOISÉS GOMES ADVÍNCULA JÚNIOR

DISCENTE : MOISÉS GOMES ADVÍNCULA JÚNIOR
DATA : 29/11/2018
LOCAL: Auditório do Departamento do Geografia/CCHLA/Natal

A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN

Ensino. Geografia. Paisagem.

O presente trabalho tem como objetivo investigar a paisagem no ensino de Geografia, considerando as práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN. A escolha do conceito de paisagem se justifica por acreditarmos que a utilização da leitura da paisagem pode ser uma forma de levar o aluno a desvendar o espaço na trama da história e das transformações sociais e físicas. Por se tratar de um trabalho voltado para o ensino, buscamos em autores como Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) e nos Parâmetros Curriculares (1998) as discussões, reflexões e orientações para os principais contextos referentes ao conceito de paisagem e ao ensino de Geografia na Educação Básica da atualidade. Como partimos para trabalhar a paisagem numa perspectiva mais humanista, buscamos em outros autores ampliar as nossas concepções teórica desse conceito, trazendo para esse trabalho autores como Sauer ([1925] 2012), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2014) e Corrêa (2014). No que se refere ao trabalho empírico, ele foi realizado em duas escolas públicas da Cidade. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos, entrevistas com os professores, observações das aulas, além da análise dos livros didáticos e dos planejamentos de ensino em relação a Geografia no 6º ano. Por fim, elaboramos uma proposta metodológica voltada para explorar as paisagens locais, no caso da cidade de São Paulo Potengi, como estratégia que favorece a ampliação da prática no ensino em geografia considerando o conceito de paisagem.

Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR