Banca de DEFESA: ANDRESSA CARLA NÓBREGA DE AZEVEDO FARIA

DISCENTE : ANDRESSA CARLA NÓBREGA DE AZEVEDO FARIA
DATA : 18/10/2018
LOCAL: Sala de aula no prédio da pós-graduação no CERES - Caicó

A elaboração de um livro paradidático como proposta metodológica para o ensino de Geografia Urbana.

Livro Paradidático, Cidade, Lugar, Paisagem, Timbaúba dos Batistas.

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um livro paradidático que verse sobre a Geografia Urbana de Timbaúba dos Batistas. Partindo do princípio de que a Educação Geográfica baseia-se em conhecer a realidade local e poder comparar com outras realidades de diferentes escalas, buscamos com essa produção atribuir significado ao conhecimento do lugar de origem dos alunos. Os livros didáticos adotados nas escolas não contextualizam essa realidade, devido a sua escala de abrangência nacional. A pesquisa desenvolvida objetivou a produção de um livro paradidático, voltado para o 6o ano do ensino fundamental, que consiste em uma contribuição ao ensino acerca de abordagens conceituais sobre lugar e paisagem. O livro encontra-se organizado em cinco capítulos que contemplam a formação socioespacial, a configuração urbana, principais manifestações culturais, a figura artística de Elino Julião, e uma proposta metodológica com sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos. A escrita desse livro paradidático consiste em um esforço de contribuir para o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que assuma importância e significado para o aluno por tratar da realidade onde ocorrem suas vivências, e também para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Externo à Instituição - ALEXSANDRA FERNANDES DE QUEIROZ
Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 19/09/2018 08:52