Banca de QUALIFICAÇÃO: ILCILEIDE LIMA DE MEDEIROS SOARES

DISCENTE : ILCILEIDE LIMA DE MEDEIROS SOARES
DATA : 17/08/2018
LOCAL: Sala de aula do prédio da pós-graduação/CERES

INVESTIGANDO A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE ESCALA CARTOGRÁFICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Aprendizagem.  Sequência Didática.  Cartografia Escolar.

Considerações tecidas a partir de pesquisas na área do ensino da cartografia têm evidenciado que os procedimentos e atividades didático-pedagógicas demandas por professores em sala de aula do ensino médio, em grande maioria, têm se caracterizado por práticas fragmentadas. Isso em função, dentre outros fatores, do tempo escolar e do uso do espaço pouco diferenciado da sala de aula, acarretando para o aluno dificuldade no desenvolvimento da habilidade em resolver problemas, no processo da aprendizagem significativa e no domínio das competências relativas ao conhecimento cartográfico. O trabalho que ora apresentamos propõe, analisar e discutir o uso da sequência didática, como modalidade organizativa do trabalho do professor e da aprendizagem do aluno, a qual apresenta estratégias estruturadas a partir de situações problemas, cujo fim é qualificar didaticamente o tempo pedagógico e promover a aprendizagem dos alunos, a partir de um planejamento que objetiva a participação ativa destes, na produção do conhecimento. A problemática de investigação, além do compromisso com a estruturação de uma sequencia didática para o ensino da cartografia escolar, tem como principais eixos responder a duas questões centrais, quais sejam: que contribuição a sequência didática traz para a compreensão do conceito de escala cartográfica e que relação pode ser estabelecida entre este procedimento metodológico e os resultados de aprendizagem escolar alcançados pelos alunos. A sequência didática objeto desse estudo, foi utilizada, inicialmente em fase de pré-testagem, como instrumento de coleta de dados e intervenção pedagógica, tendo sido aplicada como estratégia de apresentação de conteúdos cartográficos a alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública do município de Mossoro (RN). A Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau (2008) foi utilizada como aporte para interpretação da experiência piloto, como, também, serviu de base para o planejamento e organização da ação, nos possibilitando discutir aspectos relacionados a apresentação dos conteúdos e da aquisição das habilidades e competências pelos alunos. Portanto, neste estudo, utilizamos a sequência didática como procedimento de pesquisa descritivo-exploratória e, como proposta de produto final de dissertação do mestrado profissional em geografia, visando descrever a contribuição deste procedimento para a compreensão do conceito de escala cartográfica, analisando sua relação com a aprendizagem dos alunos e abordando-a como instrumento para o domínio do conteúdo cartografia, na perspectiva de ensino e aprendizagem autônoma, sem desconsiderar, no entanto, a mediação educativa e instrucional do professor para as elaborações construtivas dos alunos.

Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO
Presidente - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 14:44