Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALVES CALADO NETO

DISCENTE : JOSE ALVES CALADO NETO
DATA : 06/04/2018
LOCAL: Auditório Geoprof CERES

SABERES CARTOGRÁFICOS E GEOGRAFIA ESCOLAR: aspectos do ensino-aprendizagem no município de Pombal – PB

Cartografia Escolar. Formação de Professores. Ensino de Cartografia. Pombal-PB.

Os conhecimentos cartográficos possuem estreita relação com o processo de ensino-aprendizagem da Geografia, podendo ser vislumbrados como conteúdo específico ou ainda ser utilizados como recursos metodológicos que contribuam para o ensino e a aprendizagem da Geografia Escolar. Nesta vertente, e considerando a importância da Cartografia para a Geografia, focamos a problemática deste trabalho no exame do saber cartográfico presente na educação básica, notadamente na disciplina de Geografia, lecionada em turmas do ensino fundamental, séries finais, tendo, como centro da discussão, a observação e a análise da abordagem cartográfica quanto a conceitos, conteúdos, metodologias e objetivos inerentes a utilização da Cartografia neste ensino, a partir da formação do professor nos cursos de licenciatura plena em Geografia, tendo em vista que a formação inicial desse profissional constitui-se como elemento balizador desse processo. Assim, aliando referencial teórico e investigações em campo, ouvindo e analisando a experiência de professores e alunos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem, a natureza deste trabalho tem como enfoque primordial, investigar os saberes cartográficos relacionados ao ensino da Geografia Escolar, tendo como recorte empírico o ensino fundamental, séries finais, ofertado no município de Pombal – PB. Nesse sentido, busca-se nesse estudo promover uma breve análise da formação cartográfica do professor de Geografia, observando como se configura sua prática de ensino em relação Cartografia Escolar, identificando possíveis dificuldades ou potencialidades no trabalho com essa temática. Por fim, o trabalho em tela se propõe a elaborar uma proposta metodológica de formação continuada para professores que lecionam a disciplina de Geografia na educação básica, tendo como enfoque a abordagem dos conhecimentos cartográficos.

Presidente - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS