Banca de QUALIFICAÇÃO: JEMIMA SILVESTRE DA SILVA

DISCENTE : JEMIMA SILVESTRE DA SILVA
DATA : 22/03/2018
LOCAL: Sala de aula da Pós-Graduação CERES

ENSINO DE GEOGRAFIA E EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DO LIVRO DIGITAL: é com um clique que se vira a página?

Ensino de Geografia, metodologia de ensino, Livro digital, cidade.

O ensino de Geografia requer do professor uma prática docente que aproxime o aluno do conhecimento através de uma aprendizagem em que ele seja o protagonista e haja valorização das suas capacidades e talentos individuais como também dos saberes que ele possui enquanto cidadão. Nesse sentido, a presente pesquisa surgiu da necessidade de aprimorar a prática docente através da construção de uma metodologia de produção de livro digital no ensino da Geografia que propicie a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) e colaborativa (DILLENBOURG, 1999) nesta disciplina. Enfocamos a aprendizagem dos conteúdos geográficos, utilizando das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas aos jovens cidadãos na atualidade conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998), entre elas a compreensão ampla da realidade, o domínio de categorias, conceitos e procedimentos básicos e explicações do conhecimento geográfico sobre a realidade do aluno e global. A pesquisa aplicou a metodologia de produção de livro digital com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Tibau/RN. A metodologia se desenvolveu em três etapas; revisão bibliográfica e planejamento das ações; ações desenvolvidas com os alunos para a produção do livro digital; analise da metodologia de produção do livro digital no ensino de Geografia. A produção de livro digital pode contribuir positivamente para o ensino da Geografia no contexto pesquisado já que o método prioriza o protagonismo do aluno, valoriza seus conhecimentos e a eles soma conhecimentos sobre a Geografia.

Presidente - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Notícia cadastrada em: 14/03/2018 07:54