Banca de QUALIFICAÇÃO: MABELY CARLOS DA SILVA CURVELO

DATA : 11/12/2017
LOCAL: Setor II Sala I 5

A Pesquisa como Metodologia de Ensino no âmbito da Geografia Escolar

Pesquisa. Metodologia do Ensino. Geografia Escolar.

O crescente avanço científico e tecnológico tem provocado mudanças na sociedade. Esse contexto suscita indagações acerca do ensino de Geografia, colocando o desafio de pensar como estão sendo ensinados os conteúdos escolares. Considerando esses pressupostos, encontra-se em fase de desenvolvimento uma investigação sobre o tema a pesquisa como metodologia de ensino na Educação Básica no âmbito da Geografia Escolar. A base empírica desse estudo são 04 turmas do 4º e 5º ano da escolas Luiza Maria Ramos Barbosa e Dom Edgar Caricio de Gouveia, localizada no Município de Bom Conselho. Para Demo (1999), a pesquisa é possível classificar a pesquisa segundo dois princípios: cientifico e educativo. A investigação ora realizada, elegeu como foco de análise a pesquisa como princípio educativo, por tratar-se de um estudo sobre a Geografia na Educação Básica. No âmbito do ensino de Geografia, os aspectos basilares da pesquisa como princípio educativo podem ser vinculados a Educação Geográfica. Partindo da premissa de que a pesquisa como princípio educativo é um procedimento metodológico relevante na Educação Básica, a investigação está sendo norteada pelas seguintes questões: A pesquisa é um procedimento metodológico utilizado no ensino de Geografia na Educação Básica? Quais as sequências didáticas e os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor da Educação Básica ao orientar os alunos para a prática da pesquisa? Como o professor realiza o processo de acompanhamento e orientação dos alunos no decurso dessa atividade? Como os resultados obtidos pelos alunos ao realizar a experiência de pesquisa são metodologicamente trabalhados pelo professor? O objetivo geral é analisar a utilização da pesquisa enquanto procedimento metodológico no ensino de Geografia na Educação Básica em 04 turmas do 4º e 5º ano da Escolas Luiza Maria Ramos Barbosa e Dom Edgar Caricio de Gouveia, localizada no Município de Bom Conselho e os objetivos específicos são identificar as sequências didáticas e os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores das turmas alvo da investigação ao orientar os alunos para a prática da pesquisa; examinar o processo de acompanhamento e orientação dos alunos por parte do professor no decurso dessa atividade;  avaliar a metodologia usada pelo professor para trabalhar os resultados obtidos pelos alunos ao realizar a experiência de pesquisa e elaborar uma proposta de sequência didática para o ensino de Geografia por meio da pesquisa.

Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 12/12/2017 11:40