Banca de DEFESA: ROBERTO JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE : ROBERTO JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 24/11/2017
LOCAL: Auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS)

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUAS REPERCUSSÕES NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Docência; Geografia; Avaliação; ENEM

Pensar em avaliação no ensino de Geografia também é pensar a docência e seus contextos socioeducativos, o que inclui considerar o espaço e a cultura escolar, o tempo e os sujeitos envolvidos nessa tessitura. Ao considerar os estudos a respeito da prática docente e avaliação da aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos procedimentos de avaliação utilizados por professores de Geografia, em turmas concluintes do Ensino Médio de escolas públicas de Natal-RN. Para isso, o trabalho se fundamenta teoricamente em autores que estão na interface entre a Geografia, o ensino, e a educação, a exemplo de estudiosos como Santos (2006), Morin (2014), Cavalcanti (1998), Vesentini (2009/2013), Tardif (2002), Zabala (1998), Luckesi (2011) e Libâneo (2013). O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória realizada em cinco escolas públicas de Natal-RN, com participação de 5 professores de Geografia e 218 estudantes concluintes do Ensino Médio. Metodologicamente foi realizado levantamento de dados nos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, com a finalidade de definir o recorte empírico, foi utilizada a técnica da amostragem probabilística para escolha das escolas pesquisadas. Utilizamos a abordagem qualitativa para a coleta e tratamento dos dados, obtidos por meio de observação participante; uso de diário de campo; questionários aplicados com estudantes; entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia; coleta e análise documental. O contato com o espaço escolar e os resultados obtidos mostraram que, com embasamento nos direcionamentos propostos pelo Novo ENEM, é possível se pensar em procedimentos e estratégias de avaliação mais contextualizadas com a realidade vivida nas escolas públicas. Todavia, constatou-se a existência de desafios consideráveis quando relacionamos a proposta de avaliação preconizada no Novo ENEM e os registros verificados nas escolas públicas participantes da pesquisa, assim como nos relatos expostos pelos estudantes e docentes dessas instituições.  Portanto, ações pedagógicas e de pesquisas, os quais busquem investigar os processos de avaliação no ensino e na aprendizagem de Geografia, são fundamentais, pois contribuem para reflexão crítica e direcionam/sensibilizam um processo formativo mais significativo de construção do conhecimento geográfico nas escolas de Educação Básica.

Presidente - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Interno - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR