Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO IZIDRO SOBRINHO

DATA : 28/09/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação

PRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: A GEOGRAFIA DA MICRORREGIÃO DE PIANCÓ

Livro didático, Ensino de Geografia, Ensino fundamental, Conhecimento local.

A Geografia enquanto ciência e disciplina escolar já passou por diversos processos em busca do seu aperfeiçoamento. A importância do ensino da Geografia para a sociedade atual é de relevância extrema, pois não constitui meramente na transmissão de conteúdos, mas contribui no processo de construção da cidadania do discente, seu ensino é, portanto, indispensável desde o ensino fundamental. No entanto, é extremante relevante que nesse nível de ensino o professor trabalhe com temas que abordem o espaço vivido pelos alunos de onde estes já possuem um conhecimento prévio o que facilitará no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o livro didático disponibilizado pelo Ministério de Educação por meio do Plano Nacional do Livro Didático constitui no principal recurso didático disponível nos estabelecimentos educacionais e, portanto, o mais utilizado. Diante disso, nota-se a necessidade da produção de um material didático que viabilizasse a disseminação de conhecimentos geográficos sobre o local, neste caso, a Microrregião de Piancó, dada a inexistência de materiais desta natureza nos municípios que compõem esta porção do sertão paraibano. O presente relatório que é fruto do livro didático intitulado: A Geografia da microrregião de Piancó que, por sua vez, tem como objetivo principal a produção de um material didático-pedagógico que atenda as demandas educacionais do ensino de Geografia no nível fundamental, especialmente, para o 6º e 7º ano tendo como foco a escala local de análise geográfica. O material foi elaborado a partir de dois eixos estruturantes: os aspectos físicos e sociais com o intuito de promover o conhecimento local. Este estudo, por sua vez, foi estruturado em várias etapas: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória onde foram aplicados questionários junto a professores das escolas públicas municipais e estaduais que possuem o ensino fundamental de 6º ao 9º ano. Por meio dos resultados obtidos em campo percebeu-se a necessidade de se representar em um material textual as características geográficas atuais da microrregião. É importante desatacar que o referido material pretende subsidiar o ensino de Geografia na escala local, servindo como material complementar ao livro didático para os professores e alunos de todas as redes de ensino, municipal, estadual ou particular.

Interno - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Externo à Instituição - MARCELO DE OLIVEIRA MOURA - UFPB